segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dutch Treix Tour AKA "Eu é mais patos!"

01-12-2011
55Km

Bom, meninos e meninas, se há país que assiste para pedalar, é a Holanda! :) Para começar, bicicletas é coisa que não falta em lado nenhum: em condições, amarradas, abandonadas ou ferro velho, há-as por todo o lado, desde as estradas aos passeios, algumas nos canais ou penduradas das pontes.

Amesterdão - parque para bicicletas
Amesterdão - Onde é que eu terei estacionado hoje?
Amesterdão - Lá vou ter de comprar outra bike...
Delft - Estacionamento de uma faculdade

Delft - Bicicleta pendurada na ponte
Delft - um dos parques de bicicletas da estação

O dia começou prometedor, a chuva ameaçava mas não caía e as bicicletas dos holandeses mais portugueses de Delft já pediam uma pedalagem! Eu e o escargot lá tratamos de preparar as bicicletas para o nivel que nos interessava. Os problemas começaram logo ali, tendo um dos pneus sofrido um dano que ficou, ao que pareceu, imediatamente sanado.

Bicicletas dos portugueses mais holandeses de Delft
Sem conhecer o caminho nem para onde queriamos ir, muito menos ainda se estavamos a andar no meio da estrada ou no passeio, o escargot tomou a decisão de estudar rápidamente uns mapas e lá nos lançamos ao desconhecido em busca de Haia! Pedalamos até a uma ponte movel que estava fechada para a passagem de um batelão, tiraram-se as fotos da praxe e pedalou-se mais um pouco até que nos deparamos com o primeiro problema: o pneu que, anteriormente, parecia reparado, estava vazio e tivemos de fizer o caminho de volta para casa!

Em Delft a desenrascar à tuga
Chegados a casa, e à boa maneira tuga, desemerdamos uma solução para o famigerado pneu, que foi inflado novamente e, ultrapassado este problema, resolvemos partir de novo à procura de Haia. Esta viagem não deixou de ser engraçada porque decidimos seguir as placas que se nos deparavam e Haia esteve, por ordem, a 12km, 7, 5, 7, 5, enfim, deu para perceber que na Holanda mesmo que se siga em frente acaba por se andar aos circulos sem ser preciso maconha... e depois de encontrarmos cavalos e outros animais do campo, incluindo uma chibinha, deu-nos a tontura e a fome levou-nos a regressar a casa novamente!

Algures perdidos na Holanda
Afinal estávamos por Rijswijk
Nessa altura decidiu-se que ia chover, e choveu! Fomos ao Albert Heijn às compras, à caça de pizza e cervejas, chocolates e cola com sabor a amêndoa. As bicicletas ficaram na rua e os selins não estavam preparados para ficar à chuva, logo, absorveram alguma água! Mais uma vez o desemerdanço tuga arranjou solução, calçamo-lhes o que ficou conhecido como "preservativos" e lançamos a 3ª tentativa de atingir Haia!
Desta vez a viagem surtiu o efeito pretendido e lá se galgaram os 10km até à terra do tribunal internacional! Uma vez chegados, decidimos que o próximo passo seria procurar o dito tribunal, mas sem sabermos por onde iamos, pedalamos até nos perdermos novamente porque nenhuma placa indicava um destino "conhecido". Deu para encontrarmos um prédio curioso com uma floresta no interior, uma coisa brutal!
Haia - À terceira foi de vez
Haia - pormenor da floresta dentro do prédio
Haia - viaduto para o tram
Continuamos a pedalar à deriva até aparecer a primeira placa que indicava "Rijkwik", que fica perto de Delft e que apontava para um túnel que parecia ir dar ao metro, mas serviu para um mini-sprint!
Voltar para casa já escuro foi tranquilo. Nos Países Baixos, andar de bicicleta é uma questão de cultura, por isso estando dentro das pistas próprias e respeitando os semaforos, a viagem é tranquilissima quaisquer que sejam as condições de iluminação! A pior parte foi levarmos coça de moças de salto de agulha e septuagenárias que passavam por nós a abrir! Isso e partilhar a paragem nos semaforos com motas e lambretas e fumos dos escapes!

No regresso de Haia

Septuagenária a preparar-se para nos dar coça
Depois de voltarmos à bendita porta 12, foi tudo uma questão de voltar a desmontar as bicicletas e carregá-las escadas acima que, a bem dizer, foram a coisa mais a pique que subimos ou descemos naquela terra! Contas feitas, eu voto numa viagem de 60km no total, já o Escargot diz 50km, não sei, até porque nem que queira consigo precisar o circuito que fizemos, principalmente nas duas primeiras tentativas. Sei que deu para tudo e mais alguma coisa, para tirar fotos em movimento e para passarmos mais tempo a pedalar sem saber bem para onde do que com um destino definido!
Bem, aconselho a todos irem pedalar para lá! :) Eu é mais patos! :)

Patos no Red Light
Agradecimento à Salta e ao Sopas por nos terem dado abrigo e emprestado os veículos para umas grandes mini-férias na Holanda. À Salta agradecemos ainda os cozinhados e ao Sopas o facto de nos ter deixado ganhar no NHL.
Sopas em modo undercover para não ser reconhecido no Red Light District
Salta na subida mais a pique que ultrapassamos com as bikes na Holanda

2 comentários:

  1. Muito bom pessoal. ;)

    Temos que acrescentar o sopas e a Salta ao blog com as suas bikes!

    Isto um dia vai dar um livro de aventuras haha

    ResponderEliminar