Curiosidades

Nesta secção iremos apresentar algumas curiosidades sobre bicicletas!
Acompanhem e enviem-nos sugestões ou outras curiosidades que achem interessantes!
"Saber é poder" já dizia o outro!

Secção "Como?"
Como vencer uma subida?
Como usar correctamente o capacete?
Como pedalar sem dores no rabo?


A ORIGEM DA BICICLETA
No final do século XVIII, em 1790, o conde francês Sivrac inventou uma máquina a que chamou "Célerifère", considerada por alguns historiadores como o antepassado da bicicleta moderna. Muito simples, apresentava um corpo de madeira, em forma de cavalo, apoiado sobre duas rodas, também de madeira. Não tinha movimento de direcção, porque a roda da frente era fixa; não tinha pedais, o que obrigava o utilizador a empurrrá-la com os pés, ou seja, "caminhava" sentado sobre ela.
Curiosamente, apesar do incómodo e do desconforto,este tipo de transporte era utilizado na época, para pequenas distâncias.
Ao longo dos tempos a bicicleta sofreu grandes transformações.


Fonte: http://passadocurioso.blogspot.com/2009/03/bicicleta.html

FACTOS RÁPIDOS:

  • Maior velocidade alcançada numa bicicleta fabricada em serie: O austríaco Markus Stöckl (Hércules), 33 anos e 100kg atingiu nada menos que 210,4 km/h - Montanha em La Parva, nos Andes Chilenos, em Setembro de 2008.
  • Para queimar 160 calorias ingeridas numa latinha de cerveja bastam 20 minutos de pedal.
  • 5.000 bicicletas em circulação, representam 6,5 toneladas a menos de poluentes na atmosfera.
  • A Hero Cycles Ltd Localizada em Ludhiana – Índia, é a maior fabrica de bicicletas do mundo, orgulha-se de já ter produzido mais de 80 milhões de bicicletas desde 1956. A capacidade de produção da fábrica é de 16.500 bicicletas/dia. Números para fazer a Trek, Specialized e Cannondale morrerem de vergonha.
  • Dinamarca e Holanda, países planos, lideram a utilização da bicicleta na Europa, com 958 e 1019 km percorridos por habitante, respectivamente, a cada ano.
  • Na Europa, 30% dos trajetos curtos (menos de 3 km) são feitos de carro. Nesse distância, a bicicleta é mais rápida e pode substituir o automóvel.

Fonte: http://amigosdebike.com.br/Artigos/curiosidades-sobre-as-bicicletas-do-mundo

Outras curiosidades
O Sexo e as bicicletas