terça-feira, 15 de novembro de 2011

Senhora do Salto

15-11-2011
 60km

A mais recente aventura da equipa de ciclo-turismo treix teve como destino a Senhora do Salto em Recarei, Paredes. 


Capela Senhora do Salto
O dia apresentava-se muito ventoso e com bastante chuva à mistura o que lançou desde inicio dúvidas sobre a realização do evento. Alguns dos participantes habituais aproveitaram para meter dia de folga para recuperar de gripes, constipações e até do efeito perverso que a gravidade tem sobre certos objectos, fazendo-os aterrar directamente na pinha.

Após uma conferência via mail, chamadas e sms o evento estava confirmado. O ponto de encontro era na Venda Nova, Rio Tinto. Ainda ia eu no primeiro km de caminho para o ponto de encontro quando fui notificado da desistência por parte da única pessoa que conhecia o caminho para a Senhora do Salto, o Short. Paciência, agora já não volto atrás e respondi isso mesmo via sms. Um pouco mais à frente nova chamada, quem é que vai desistir agora pensei eu para com os meus botões. Ao contrário do que eu pensava era o Eco a desligar o modo sensato e a dizer que já ia sair para se dirigir ao ponto de encontro. 

Do ponto de encontro partiram três bravos treix, Eco, Galga e Escargot. 

Paragem nº1 do percurso, casa do Short para receber indicações sobre o caminho e para lhe chamar coisas que não se podem escrever aqui porque a minha Mãe e a minha Tia são leitoras assíduas do blog. 

 - Short: "São 30km. Vão pelo mesmo caminho que levamos para a Santa Justa, depois virem na placa para Aguiar de Sousa e é seguir sempre em frente".

Não ficamos muito entusiasmados com a parte dos 30 km mas já que estávamos todos equipados a rigor lá resolvemos ir. Algumas descidas e subidas mais tarde reunimos no topo de um monte para decidir se continuávamos ou se já era altura para regressar. Ninguém quis dar parte fraca e portanto a palavra de ordem era para continuar, pelo menos até à subida seguinte. Não houve subida seguinte, a partir dali foi sempre a descer com o Eco a liderar o mini pelotão até que eu e o Galga reparamos numa placa a dizer Parque Natural da Senhora do Salto com um mapa e resolvemos parar para observar melhor. Não percebemos nada da placa e como o conta km tinha apenas 15km continuamos em direcção ao destino, tentando apanhar o Eco que entretanto parecia que tinha colocado a pimenta num certo sitio

Um par de quilómetros à frente lá encontramos o Eco e de seguida uma tasquinha onde paramos para o segundo pequeno almoço do dia. 

Tempo para o pequeno almoço
Aproveitamos para pedir indicações para a Senhora do Salto. Para nossa surpresa já tínhamos passado por lá, era mesmo no sitio onde estava a placa. Pelos vistos o conta km do Short estava mais constipado que ele. Lá regressamos para visitar a Senhora do Salto que revelou ser um local muito bonito. Pena não termos levado uma máquina em condições para registar convenientemente a beleza do sitio e os momentos que lá passamos. 







Para o regresso pensamos em evitar o percurso acidentado pelo qual viemos e decidimos ir em direcção ao Douro, para depois seguir sempre pela Nacional 108, que acompanha o rio até ao Porto. Resumindo e baralhando, para evitar 15km acidentados demos uma volta de quase 40 km. Na foto seguinte temos o eco a festejar a primeira placa a dizer Porto, mal ele sabia que ainda faltavam 20km para o Porto e mais uns 10 para chegar a casa.

Eco contente por encontrar a placa a dizer Porto

Foi uma etapa dois em um porque para além de ir à Senhora do Salto também incluiu um passeio pelo Douro bastante regado pela chuva que nos acompanhou especialmente nesta parte da etapa.


Mapa do percurso:


Ver mapa maior

1 comentário:

  1. ca ganda volta!!! ó migo: segue segue segue segue! não tem nada que enganar! :D temos k la ir de novo que quero conhecer o local e ir á mitica taskinha do pão com presunto!

    ResponderEliminar