Dragon Bike Tour de Alfena
Alfena - Barcelos
90km
Para este dia de meados de Outono havia duas etapas planeadas, primeiro o Dragon Bike Tour de Alfena e de seguida uma viagem desde Alfena até Barcelos pelos caminhos de Santiago. O planeamento estava feito, agora era só ter pernas para cumprir com as elevadas expectativas iniciais.
O Dragon Bike Tour foi um sucesso, contou com mais de setenta participantes entre os quais sete valentes Treix que passo a enumerar: Short, Escargot, Galga, Vileda, Eco, Cinzas e Pescara.
Treix Cycle Team (TCT) em Alfena |
O percurso teve pouco mais de 14 km o que provou ser uma brincadeirinha de crianças mesmo para os elementos mais jovens nestas andanças.
Saliento que alguns de nós apenas concordamos ir a este evento porque apesar deste ser organizado pela casa do FCP de Alfena, era publicitado no cartaz que iria haver fruta.
O Cinzas e a Pescara ficaram satisfeitos com esta etapa e a respectiva recompensa (fruta) e decidiram ficar por aqui, despedindo-se do restante grupo.
Ver mapa maior
Para a segunda etapa que iria ligar Alfena a Barcelos partiram cinco elementos da Treix Cycle Team.
TCT - Alfena, momentos antes da partida para Barcelos. |
Ao chegar à Maia o Eco verificou que ainda tem de fazer mais uns treinos para conseguir acompanhar a pedalada do restante grupo e tomou a decisão sensata de regressar a casa.
Foi uma etapa bastante dura especialmente devido às chuvas ocorridas durante a semana anterior, que tornaram alguns dos troços bastante mais complicados de trilhar. Os troços apresentavam muito cascalho e pedregulhos soltos que por duas ou três vezes quase nos levavam ao tapete. As descidas neste tipo de piso eram bastante alucinantes com calhaus a descerem ravina abaixo a mais velocidade que nós. Houve também uma ou outra subida neste piso em que as rodas perdiam a tracção fazendo-as peliçar, obrigando-nos a descer das bikes e a fazer a restante subida a pé.
A chegada a Barcelos fez-se um pouco depois de ter caído a noite.
Foto da praxe num dos vários Galos de Barcelos |
Em Barcelos a aventura foi conseguir comboio para regressar ao Porto. Havia comboio às 19h mas nas bilheteiras não nos podiam vender bilhetes para este comboio, teriamos de falar primeiro com o revisor para saber se poderiamos transportar as bikes. À medida que se aproximava a hora de chegada do comboio, começavamos cada vez mais a realizar que não nos deixariam viajar com as bikes, tal era o número de passageiros que se acumulava na estação. Quando chegou o comboio comfirmaram-se as nossas piores expectativas, nem sequer conseguimos vislumbrar onde andava o revisor. Momentos depois o comboio partiu e aí reparamos que na última carruagem existia uma parte especial para cargas que seguiu vazia. Ficamos com a sensação de que andamos a comer gelados com a testa.
TCT a comer gelados com a testa |
Regressamos à bilheteira para tentar comprar os bilhetes para o comboio seguinte, sem sucesso, para este já nos poderiam vender mas apenas três bilhetes, eramos quatro, nada feito, teriamos novamente de contar com a boa vontade do revisor.
Mais uma ida à bilheteira |
O comboio seguinte era às 21h por isso fomos procurar um lugar para jantar. Após uma volta pela cidade de Barcelos optamos por uma pizzaria.
A repor calorias |
Às 21h estava muito menos gente na estação pelo que já pensávamos que agora ia ser canja. Quando o comboio apareceu tentamos logo entrar para a última carruagem, a da carga, sem sucesso, estava fechada. Revisor nem vê-lo novamente. Com medo de ficar apeados pela segunda vez lá nos enfiamos os quatro mais as quatro bikes no minúsculo corredor do comboio esperando que o revisor não nos obrigasse a sair na estação seguinte. Tivemos sorte, o revisor não implicou connosco e além disso era "elegante" e conseguiu passar no corredor, entre nós e as bikes.
Mt bom este post!!! Foi uma grande viagem! Mt técnica, quase que ía ao chão por 3 vezes. E ainda descubri como fazer saltar a corrente duma specialized! :p (Just in case....)
ResponderEliminarE eu sou sensato! :D Pá proxima irei mais longe! :D
ResponderEliminar