terça-feira, 20 de março de 2012

Maia - Viana do Castelo - Póvoa de Varzim

18-03-2012
124Km

Na sexta-feira passada fui desafiado pelo Short para ir até Viana do Castelo. Caso ainda houvesse pernas na chegada a Viana, iríamos ainda tentar a subida até ao alto do monte de Santa Luzia. O regresso seria feito de comboio e com alguma sorte ainda estaríamos nas respectivas casas a tempo do almoço. Quem me conhece sabe que não sou de recusar desafios destes pelo que prontamente aceitei. O ponto de encontro ficou marcado para a zona industrial da Maia, dali seria seguir sempre a estrada nacional 13 até ao destino. Parecia um plano perfeito. 

O vento norte foi uma presença constante, aumentando de intensidade ao longo do dia, contrariando a realização do nosso objectivo. O outro principal obstáculo foi a forma física do Short, que já não pedalava desde janeiro e se apresentou numa forma parecida à que o Deco levou para o Mundial de Futebol 2010 na África do Sul. Apesar disso gabo-lhe a determinação, nunca quis desistir do plano inicial.

Em Esposende fizemos o desvio da N13 até ao centro onde aproveitamos para tomar o pequeno almoço. Enquanto tomávamos o pequeno almoço ponderamos o regresso até à Póvoa, que não sendo o plano inicial, pelo menos seria idêntico em termos de quilómetros. 
A cidade de Esposende é conhecida pelas suas praias excelentes para a prática de desportos de vento. Nós já há algum tempo que andamos para experimentar kitesurf, por isso aproveitamos a oportunidade para dar um salto ao areal. Não avistamos ninguém, foi aí que o Short disse algo do género: "Em Viana há de certeza gente a praticar, 'bora lá até Viana". Estava portanto decidido, mantínhamos definitivamente o plano A.




Esposende - pequeno almoço



Quando chegamos a Viana fomos até às praias e de facto já lá havia uma pessoa a praticar kitesurf e umas quantas a prepararem-se para entrar. Tal como Esposende, Viana também é um ótimo local para a prática de desportos de vento. 






Como já se fazia tarde optamos por chamar a isto um dia e rumar até à estação de comboios. Quando lá chegamos verificamos que os comboios estavam em greve e não nos sabiam informar se iria haver algum com destino ao Porto. Mais uma vez a treix cycle team a comer gelados com a testa e a levar tanga da CP.


Tanto o regresso de comboio como o almoço em casa estavam portanto fora de questão por isso já sabíamos que teríamos de almoçar em Viana. Ainda antes do almoço, o Short estava decidido que ainda tinha forças para subir os cerca de 3km até ao alto do monte de Santa Luzia. 
É uma subida que se faz bastante bem, a velocidade cruzeiro, desfrutando de uma paisagem lindíssima sobre toda a cidade de Viana do Castelo que por momentos nos faz abstrair completamente do obstáculo que estamos a transpor. 





Capela a meio da subida
Short, ao fundo - despacha-te que quero almoçar
Short meia hora mais tarde
Funicular
Vista mar a meio da subida
Basílica de Santa Luzia 
Rio Lima


No topo do monte mais uma prova que os treix são uma praga que está por todo o lado, não podemos ir a nenhum lado que não esteja um. 

Queriam saber quem era, não queriam? Não faltem aos treinos.. Pimba :p 

Descemos novamente até Viana e fomos almoçar ao mesmo tempo que nos preparávamos psicologicamente para os 40Km do regresso.


Basilica de Santa Luzia vista do centro de Viana do Castelo
O regresso foi bastante fácil e agradável, sempre a rolar, com o vento a soprar forte mas desta feita a nosso favor. Conseguimos fazer uma média superior a 30km/h.


Short a rolar no regresso a Esposende
 Na parte de tarde com o vento a soprar bastante forte de norte eram bastantes os praticantes de kite surf em Esposende.
Esposende - kitesurf
À chegada à Póvoa de Varzim estes eram os números que o conta km reportava. 

Metro do Porto - Póvoa de Varzim

2 comentários:

  1. Espectacular!! Sim sra! Mas temos de repetir pq tb kero ir! Com menos km of course. :p ó short anda mas é correr! e quem é que encontraram??? Afinal foram domingo e não sábado? podiam ter avisado marretas!

    ResponderEliminar
  2. É um passeio a repetir com certeza. Estava previsto para sábado mas na hora de partir estava a chover e para não chegarmos a Viana que nem pintos decidimos abortar. Nem me lembrei que domingo vocês também estivessem disponíveis para alinhar, tens razão, grande falha, fui mesmo marreta.

    Não sou um tipo de fazer cusquices por isso não revelo com quem nos cruzamos :)

    ResponderEliminar