domingo, 28 de agosto de 2011

Freixo - Leça - Freixo

28-08-2011
38km

Às pinguinhas e a começar a regressar das férias a team Treix já teve elementos suficientes para retomar os treinos!

O povo como abusou no tempo sem pegar na "cabrita" teve que arranjar um treininho light para pôr novamente a musculatura a mexer!


O percurso deste treino foi sair do Museu do Freixo dar a volta ao Farol de Leça e regressar ao ponto de partida.

Neste percurso tivemos a ausência do Piropo,Rita, Short e Pedro, mas o regresso do Escargot e CC!
E ainda o novo casal amigo do pedal: Cinzas e Pescara!

O ultimo treino em Valongo já os deixou com um cheirinho dos percursos que praticamos e o de hoje já foi uma boa etapa, bem planinho e calminho, com paragens técnicas a meio (para a foto, claro!)



Um dos problemas deste percurso são os inúmeros turistas que não respeitam as ciclovias.

Chegada a 50% da viagem, lá esta a foto da praxe:

e carregar baterias...



No regresso ao museu, já houve a prova contra-relógio, onde o Tilha se debateu com o Escargot a 40km/h, CC, Vileda e Ganso a baterem-se nos 30-35km/h, e o casal amigo do pedal chegou passados uns minutinhos! Prova superada malta!!

Conclusão: apesar de o percurso aparentar ser fácil, já se sentiram nortadas que aumentam a resistência e sempre são quase 40km.


Mais um treino para avisar as pernas e as coxas que têm 8km de subida na sra da Graça!

Parabéns ao Tilha que foi o único que não fez batota e já veio de casa de bike e não entrou a meio da etapa (sempre são mais uns 22km extra).
E ao Rocket CC que mostrou que não são só as descidas que o assistem!

domingo, 7 de agosto de 2011

Rio Tinto - Serra Sta Justa - Rio Tinto

07-08-2011
24km

Ora, o programa para este domingo era um percurso light, bem chill-out, já estava tudo encaminhado para irmos até Leça só para as pernas mexerem...mas não fosse o Short na hora do arranque:
-"Pessoal vamos à Sta Justa?"
-"Vamos."

Para que conste só fomos 4, dos quais um (o Ganso) já tinha ido de manha à Sra da Assunção e já trazia 50km em cima e a Vileda cheia de dores musculares que nem vontade de ir tinha.

Seguimos para Fanzeres, em direcção ao Soldado Desconhecido, logo para abrir as hostes uma subida que mete respeitinho até à estrada D. Miguel.
E onde há subidas hão-de haver descidas... assim conseguimos ir quase sempre em descidas até São Pedro da Cova onde foram atingidos os 60 - 65 km/h.
Foi tirar os papa-reformas da frente que os ciclistas queriam passar!!

Este percurso foi recheado de subidas para queimar as coxas e os gemeos até entrar no trilho.

E começou aqui o 2º prémio montanha desta etapa princesa (sim, a etapa rainha é a Sra da Graça, até lá são só Princesas), uma mega-subida para aquecer de novo a musculatura até ao trilho que íamos tomar:

Depois de passar esta subida, e entrarmos no trilho da serra foi extremamente agradável, um espaço espectacular, a natureza e nós, os eucaliptos e nós, os calhaus, a terra batida e nós, e umas dores de pernas monumentais também!
Mas pensamento positivo, já estávamos a meio da etapa:

Daqui em diante é que se viu o que é a verdadeira subida. Agora sim íamos começar a prova a sério. A meio da subida as pernas deixam de responder da forma que esperamos, então a melhor solução é parar e tirar fotos para captar os momentos giros da paisagem enquanto o resto da team ía a debater-se com um puto que subiu 4 vezes metade da serra e descia-a a rir-se da nossa cara de esforço:




É intimidante olhar para aquela estrada a pique que parecia não ter fim, mas destaque para o Short e Tilha que receberam o prémio montanha!

Como sempre, abancamos no cafézinho do destino para recuperar forças.

E obviamente a foto da praxe, lá em cima no topo (PEGUEM LÁ: CC, PIROPO E ESCARGOT, NÓS FOMOS!)


Agora a melhor parte, sempre a descer até Valongo, onde depois pimba, tomem lá mais uma subida até ao alto de Valongo, escusado será dizer, que esta subida é para meninos.

Extraordinário treino que os 4 marretas fizeram! Apesar dos poucos km, foi uma prova com um grau elevadíssimo de dificuldade.
A kilometragem oficial são 24 km, mas todos arrancaram de casa ou fizeram a subida da Assunção horas antes e portanto têm entre 10 a 50km a mais.

Uma nota pessoal: Rais te quilhe Short, ninguém merecia isto! :D

Dos 24km, 2km foram em pura subida na serra, aguardam-nos uns singelos 8km na Sra da Graça...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Valongo - Gandra - Valongo (treinos)

4-08-2011
16km

Ontem o povo realizou um pequeno raid nocturno para estrear as novas máquinas da comunidade treixiana.
Os estreantes Alexandra (Pescara) e Daniel (Cinzas) foram dar rodagem às novas bikes e estiveram ao nível! Contamos ainda com a presença da melhor bicicleta do mundo montada pelo Piropo com uma indumentária sexy! Calção azul de lycra! E ainda com Vileda e Ganso que na mesma semana subiram duas vezes o alto de Valongo.

Lá fomos estrada fora, em direcção a Campo, já a começar a murrinhar, mas até soube bem umas pingotas para refrescar a cara. Fizemos uma pausa num café em Gandra para os nossos benjamins sentirem as mitrocôndrias a trabalhar nos músculos, e regressamos novamente pela nacional até Valongo, onde cada um regressou a suas casas e onde começou a ser intensa a chuva!

Uma boa maneira de estrear as novas bicicletas e para relembrar que precisamos de equipamento para a chuva!

(Estes km não serão adicionados ao nosso contador oficial de tours, uma vez que foi passeio de treino e com poucos treix)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dicas importantes

Bicicleta
A compra da bicicleta é o primeiro passo. No mercado há imensas opções, para todos os gostos, fins, e preços...Assim importa definir concretamente qual será o uso a dar à nova "rodinhas".
A medida do quadro deve ajustar-se à altura do utilizador:
de 1,50 a 1,60 m - Quadro de 14"
de 1,55 a 1,70 m - Quadro de 16,5"
de 1,65 a 1,75 m - Quadro de 18"
de 1,73 a 1,85 m - Quadro de 19"
de 1,75 a 1,90 m - Quadro de 19,5" ou 20"
de 1,85 a 2,00 m - Quadro de 21" ou 22"

Uma bicicleta para iniciação ronda habitualmente os 300/400euros.

Capacete
Indispensável em qualquer tipo de utilização, deve ser confortável, e leve.

Vestuário
Tal como o capacete o vestuário também deverá ser leve e confortável e ajustado à estação do ano, de forma a combater o calor no Verão e o frio e a chuva no Inverno.

Luvas
As luvas tornam a condução mais confortável e também protegem em caso de queda, ou nas passagens por zonas com muita vegetação.

Calçado
Recomenda-se a utilização de sapatilhas de sola rija.

Óculos
Protegem os olhos da poeira e sol.

Outras Protecções Importantes
Em passeios mais radicais ou descidas, recomenda-se o uso de outras protecções para as canelas, joelhos, ombros, cotovelos e braços. Nestes casos o capacete deverá ser integral.

Hidratação
É fundamental levar bebidas hidratantes para qualquer tipo de passeio. O btt é uma modalidade fisicamente exigente, e a reposição dos fluídos é necessária como resposta ao esforço dispendido.

Os cantis/garrafas e as mochilas com sacos para líquidos são os meios mais utilizados para transportar bebidas.

Fonte: http://bikezinde.no.sapo.pt

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Rio Tinto - Reguenga (Sra das Dores) - Rio Tinto

31 Julho 2011
64km

Ocorreu no passado domingo mais um treino para a etapa rainha da team treix.

O pessoal já começa a querer mais km, e cada vez mais são os ciclistas que partem de casa, para ter aquecimento feito na hora da partida oficial.
Se bem que um já tinha bom aquecimento supremo...

Saímos da Cidade Jovem em Rio Tinto, destino oficial: Sra da Assunção, destino real: Nossa Sra das Dores em Reguenga.

A partida foi por volta das 9h45. O tempo estava optimo para nos fazermos à estrada, fresquinho com um solinho agradável.

Pedalamos em direcção a Alfena, passando pela Sta Rita e Ermesinde. Em Alfena o pelotão foi reforçado por um novo membro. Ruce (Pedro), a estrear-se este ano pela team treix e para vingar o insucesso de à 2 anos atrás numa das piores bicicletas do mundo.

Seguimos pela nacional N105 em direcção a Agua Longa, continuando por Arcozelo, Silvares até Reguenga, a melhor bicicleta do mundo ía aos "S" desde a partida... o ciclista traiu-a e esta teve algumas dificuldades em acompanhar o ritmo do pelotão.

A decisão foi manter o treino das subidas mas para outra capela, já não íamos à Nossa Sra da Assunção, mas Sra das Dores em Reguenga (Santo Tirso).

Em Reguenga fomos por caminhos de campos de lavradores, para subir ao cimo da montanha e já nos começamos a deparar com subidas de categoria "tá forte tá", seguidas de subidas "ai ui que hoje tá mesmo forte".


Para a maior parte do pelotão depois destas subidas, se alguém tapasse a boca, a team treix deixava de existir, estas subidas já exigem umas bebidas carregadas de Isostar para hidratar rapidamente.


Regressamos novamente pela nacional, agora sempre em descidas, onde o Rocket Man CC fica non-stop! Para subir precisa da ajuda de todos os santinhos, mas para descer vira uma chita.

Passamos pela rotunda de Rebordosa, onde tiramos a bela da foto:

A meio do caminho, deu um xlike ao Piropo e foi para uma direcção, o restante grupo para outra. Fomos até Valongo, onde a partir da rotunda cada um já regressou a sua casa.

Como a fotógrafa regressou ao ponto de partida, temos a contagem oficial:

Mesmo assim, o povo que regressou a casa fez os mesmos km (+-) uma vez que nos separamos no momento em que daria o mesmo número de km para cada ciclista.

Foi também a estreia da nova Bike do Ganso.
Uma BH Over-X, que se portou muito bem e mostrou que afinal o cansaço das primeiras viagens era defeito da bicla do Continente. (Ele pagou bem para escrever isto).

Parabéns ao Ruce que aguentou o caminho todo na primeira viagem.

E uma congratulação a toda a equipa treix que teve o privilégio de acompanhar o vencedor do prémio "umbigo mais sexy deste Verão" desta etapa! Parabéns Piropo!


Ver mapa maior