terça-feira, 26 de julho de 2011

Momento "Vamos chamar os bois pelos nomes"

Momento de cultura geral com alto patrocínio do Escargot:




Já estamos a planear a próxima volta!
E tu? Vens pedalar ou ficar a olhar?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Alfena - Sobrado - Alfena

24-07-2011
23km

O percurso mais durinho até agora.

As rajadas da semana passadas eram umas meninas comparadas com as subidas cheias de cascacalho, o mega-calor e as subidas sem cascalho mas a pique. era sempre a subir! arre!


Declive de 200mts.

Desta vez não contamos com 2 dos habituais bravos da companhia treix, no entanto tivemos a presença do sr Gil!

A tour começou em casa do Piropo, arrancamos as 10h15. Passados 500mts, já estávamos numa subida da categoria "ai jasus". chegado ao topo, entramos no monte, percurso montanha da categoria "espero que isto acabe rápido". O pelotão dividiu logo em 2 grupos.
Os da frente chegaram à bandeirinha que está lá no ponto mais alto do monte, o 2º grupo ainda se debateu com algumas dificuldades mas lá chegaram.

Depois de muita luta, lá apareceram as descidas da categoria "é agora que vou desta para melhor". Davam medo, sobretudo depois de passar por nós malta equipada até ao pescoço que desce aquilo de gás e nós com joelhinhos e cotovelos ao léu, prontinhos a dar um tombo. Mas ninguém caiu!!

Chegados ao fim do trilho, entramos em alcatrão, estávamos em Sobrado! Que alegria!! Alcatrão! Daí até Alfena, encontramos descidas fantásticas que deram para atingir os 54 - 55km/h e deu para recuperar o fôlego, das subidas que pareciam não ter fim.


O calor foi muito intenso, já se notava a desidratação. Havia muito pó! Mas foi um percurso valente. Não aconselhado a povo que não tenha espírito de sacrifício.

Sempre em cima da bicla ou a empurra-la o que interessa é ir e acabar o percurso!!
Muito bem malta!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Elos rápidos

Com o azar que tivemos na ultima viagem,inda por cima a mais longa, aprendemos que existem componentes fantásticos que nos podiam ter poupado a viagem de comboio.

Problema: a corrente do Sapatilha rebentou... fomos tirando elos, ligando as sobras dos outros, mas não é prático e cada subida era um teste à eficácia daquele desemerdanço.

Este azar levou o Tiago (Escargot), veteraníssimo da bike (a rolar desde 2006) a arranjar uma solução para as próximas etapas (não esquecer que o objectivo deste ano é a Senhora da Graça, A SÉRIO!): Elos Rápidos!

O elo rápido permite o quik release da corrente, fazendo com que seja mais simples acrescenta-lo caso algum se rebente (como foi o nosso caso).

Normalmente tiramos a corrente da bicicleta por duas razões, para substituir um elo à corrente ou para limpá-la. Com o quik release tudo simplifica.

Mais uma dica: Deve-se lavar a corrente debaixo de água após cada viagem. Depois oleá-la bem.
Como diz o Piropo, é como o ir tomar banho depois de um longo percurso, devemos dar também banhoca à corrente.

Nota mental: em qualquer próxima viagem que se façamos com elo rápido ou sem ele, o melhor é estar perto de transportes públicos...pelo sim pelo não...

terça-feira, 19 de julho de 2011

Gaia - Furadouro - Gaia

17 Julho 2011
Partida 10h45m

A nossa meta foi o Furadouro!
As previsões meteorológicas eram agrestes: aguaceiros fracos de manha e ventos entre os 20 e 40km de tarde.
Tivemos desistencias e medinhos, mas houveram 6 marretas que desafiaram as leis da parvalhice e lá meteram a mudança mais pesada e siga!
A saída voltou a ser do cais de Gaia. Voltamos a seguir a ciclovia até Valadares, daí em diante até Maceda fomos pela Nacional e PIMBA! Em Maceda depois de duas subidas bravias a corrente do Hugo (Sapatilha) rebenta... pensamos "Oh não!!!". "Calmaaaa" disse o Short. Preparado para novos confrontos com os indígenas que poderíamos encontrar, ele já trazia o kit "Salva a Team Treix" e lá conseguiu voltar a unir a corrente e põr a bike a rolar, nesta altura já tinham ido 2 elos fora.



A partir de Maceda fomos pela estrada florestal até ao Furadouro. É bonita é bonita mas longa como o raio! Nunca mais acabava o raio da estrada! Até que ao fim de uns km, chegamos ao Furadouro. O contador já marcava 44km... o nosso medo surgiu! agora eram 44km para cima contra rajadas de 25km/h ao inicio da tarde... QUE VIOLÊNCIA!
Tivemos um cheirinho do que nos esperava ao fazer de novo a estrada florestal em direcção a Maceda onde nos aguardava o almoço!

Pelo meio fizemos checkpoint na Senhora da Graça (In your face CC!!)


O mote do piropo era "FRANGO" ,o auto-timoneiro dava o ritmo da pedalada "Frango, frango, frango, frango"!
Fomos almoçar com 55km nas pernas!
Almoço patrocinado pelas auto-caravanas dos pais e avô da Vileda! Foram os carros vassoura!

Visitamos a praia, alta ventania nem para surf dava!

15h era hora de partir em direcção...........à caipirinha em Cortegaça!
Depois de descansar as pernocas e o traseiro, então sim. Levantar ferrinho que ainda tinhamos 40km pela frente!

Saímos de Cortegaça em direcção a Esmoriz pela zona dos pescadores, passagem pelo parque de campismo de esmoriz, e entramos na ciclovia até a linha de comboio.
Já no fim de outra subida bravia em direcção à nacional, eis que a corrente do Tilha volta a rebentar. Mas desta vez não houve ferramenta de ninguém que lhe valesse...Nem à pedrada na corrente aquilo engatou. Nem a sacar mais elos.


Solução? Ir de comboio até Valadares e depois pensar num plano B!

Fomos para a estação, bilheteira avariada e o comboio mesmo no momento da nossa chegada, pimba, entrar à mitras e rezar para que o pica não chegasse à nossa carruagem.

O que vale é que só foram umas 4 estações, poupamos uns 8km de ventania, saímos em Valadares já que o comboio não parava em todas as estações... chegados à estação vemos um chinês, não era o melhor da actualidade mas de certeza que tinha uma loja. Fomos comprar uma corda, e engenheiro que é engenheiro, improvisa: atrelar uma bicla a outra! Piropo e Tilha foram-se revezando até à Madalena!



Ainda foram alguns km entre os quais estivemos perdidos no meio de campos, com floresta de um lado e rebanhos de chibinhas do outro, pior, só subidas... e a cordinha a atrelar a bicla sem corrente.

Quando finalmente encontramos a ciclovia, foi sempre a bombar até ao cais.
As velocidades que atingimos foram os 25 e 30km/h sem rajada.
Com vento descia para 15km/h.

Conclusão: 80km e muita aventura!
Um percurso muito radical!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ciclovias em Portugal

O nosso Piropo que tem a melhor bicicleta do mundo está desde agora nomeado o consultor treix de ciclovias de PT que iremos testar deste momento em diante.

Uma Ciclovia (...) é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas.
Segundo a ONU, a bicicleta é o veículo mais rápido e prático para percursos de até seis quilómetros de distância.
Fonte: Gourt.com

Como primeiro contributo e depois de exaustivas horas a pesquisar, o condutor da melhor bicicleta do mundo e que não aceita que uma corrente se parta (mesmo depois de a espancar com 2 calhaus, esta história será relatada brevemente) mostrou-nos um site que trabalha para a divulgação das ciclovias para a malta que quer dar uma passeios como nós fique a par dos percursos que poderemos fazer em maior segurança.

Fica o link: http://www.ciclovia.com.pt/

Cais de Gaia - Espinho - Cais de Gaia

40km
10-07-2011
Arrancamos de manha viagem marcada para as 9.30 mas com saída por volta das 11h, já com o pessoal na seca (para variar) à espera dos atrasadinhos do costume.
Demoramos cerca de 1h a chegar a Espinho! Desta vez já contamos com a Rita, que mostrou que continua de boas relações com a tosta da viagem e fica sempre com os oculos de sol marcados na cara!
seguimos pela ciclovia ao longo das praias de Gaia, até Valadares, a partir daí infelizmente já tivemos de usar a Nacional e misturar-nos com o transito que em dias de praia é um caos.
O Luís (Short) já habituadissimo a estas andanças não conseguiu ir até espinho sem primeiro estabelecer contacto com os locais.
O cromagnon lá do sitio decidiu acelerar o passo quando o Pedro (Piropo) subiu a um passeio para contornar os sinais vermelhos, assim conseguiu um confronto, ao qual o Piropo pediu desculpa (SEM TER CULPA), passou o resto da matilha treix, mas o short decidiu analisar aquela forma de vida... começou com contacto olho no olho... não houve faísca ele contornou o homem, em que este diz:
-"ainda vai cheio de razão"
-"olhe bom dia"
-"mais civismo sim?"
-"bom tarde e já agora boa noite"

Grande short!
A viagem de regresso.... pois...mt vento... e demorou 2h... outros gostam de se exibir e demoraram 1.30... :)

Claro que a noite fomos aos camarões e à francesinha...há que repor as calorias!

Rio Tinto - Cais de Gaia - Rio Tinto


19 de Junho 2011
30km

O passeio começou pela manha, ao juntar-nos com o grupo da escola secundário de rio tinto que efectuou um percurso de 5km para promover o passeio e o desporto entre a comunidade académica. Nós feitos mitras e como havia lanche grátias, lá fomos!
Ficou o bichinho da bike tour de 2009 por isso à tarde resolvemos ir andar mais um pouco de bicla, com o objectivo de ir comer um presunto com queijo ao cais de gaia!
Arrancamos as 18h da cidade jovem, subimos até fanzeres, descemos a avenida da conduta, e pela nacional fomos até ao freixo, daí fomos até a ribeira, atravessar a D.Luís e tcharan! Presunto, queijo, azeitonas HUMMMMMM!!!!
Ainda fomos até ao observatório ver as vistas!
Desta vez era a Leda a levar a bicla do demo (é do ganso, mas é tão má, que vamos assumir ser do demo) e obviamente já ía de rastos...
O percurso foi o mesmo para trás: a subida do freixo é MATADORA!!
entretanto chegados a São Roque (Porto) cada um por si... para ir ter a cidade jovem.
O prémio foram frangos assados e entrecosto! :D

Freixo (Museu da Imprensa) - Farol de Leça - Freixo

2 Julho 2011
40km!
MT suadinhos!

O Bruno (Ganso) levou a bike mais empenada e defeituosa que tinha em casa e resultou em 40km*Pi*0.9! Suou por todos nós e mais alguns!
A bicla da Joana (Leda) foi novinha a estrear! Uma Berg crosstown da sportzone! Levezinha, portou-se bem até à parte do guiador começar a soltar. Parece que vai ser um dos problemas desta bicicleta!
Um membro do nosso grupo ainda foi salvar um motoqueiro que tinha um furo na moto.
O passeio foi ao fim do dia e ainda pudemos ver o circuito da boavista.


Recompensa: Ida à festa da cerveja de Rio Tinto comer uma francesinha e ver pancadaria ao vivo!

As nossas tours

Este blogue já era muito aguardado....
Irá ser aqui que o grupo de amigos mais conhecidos por Treix's vão relatar as viagens de verão que fazem!
Este ano já conta com várias deliciosas peripécias que nos aconteceram!
Vamos actualizando com fotos e relatos dos membros sempre que possível!

Fiquem atentos!