domingo, 7 de agosto de 2011

Rio Tinto - Serra Sta Justa - Rio Tinto

07-08-2011
24km

Ora, o programa para este domingo era um percurso light, bem chill-out, já estava tudo encaminhado para irmos até Leça só para as pernas mexerem...mas não fosse o Short na hora do arranque:
-"Pessoal vamos à Sta Justa?"
-"Vamos."

Para que conste só fomos 4, dos quais um (o Ganso) já tinha ido de manha à Sra da Assunção e já trazia 50km em cima e a Vileda cheia de dores musculares que nem vontade de ir tinha.

Seguimos para Fanzeres, em direcção ao Soldado Desconhecido, logo para abrir as hostes uma subida que mete respeitinho até à estrada D. Miguel.
E onde há subidas hão-de haver descidas... assim conseguimos ir quase sempre em descidas até São Pedro da Cova onde foram atingidos os 60 - 65 km/h.
Foi tirar os papa-reformas da frente que os ciclistas queriam passar!!

Este percurso foi recheado de subidas para queimar as coxas e os gemeos até entrar no trilho.

E começou aqui o 2º prémio montanha desta etapa princesa (sim, a etapa rainha é a Sra da Graça, até lá são só Princesas), uma mega-subida para aquecer de novo a musculatura até ao trilho que íamos tomar:

Depois de passar esta subida, e entrarmos no trilho da serra foi extremamente agradável, um espaço espectacular, a natureza e nós, os eucaliptos e nós, os calhaus, a terra batida e nós, e umas dores de pernas monumentais também!
Mas pensamento positivo, já estávamos a meio da etapa:

Daqui em diante é que se viu o que é a verdadeira subida. Agora sim íamos começar a prova a sério. A meio da subida as pernas deixam de responder da forma que esperamos, então a melhor solução é parar e tirar fotos para captar os momentos giros da paisagem enquanto o resto da team ía a debater-se com um puto que subiu 4 vezes metade da serra e descia-a a rir-se da nossa cara de esforço:




É intimidante olhar para aquela estrada a pique que parecia não ter fim, mas destaque para o Short e Tilha que receberam o prémio montanha!

Como sempre, abancamos no cafézinho do destino para recuperar forças.

E obviamente a foto da praxe, lá em cima no topo (PEGUEM LÁ: CC, PIROPO E ESCARGOT, NÓS FOMOS!)


Agora a melhor parte, sempre a descer até Valongo, onde depois pimba, tomem lá mais uma subida até ao alto de Valongo, escusado será dizer, que esta subida é para meninos.

Extraordinário treino que os 4 marretas fizeram! Apesar dos poucos km, foi uma prova com um grau elevadíssimo de dificuldade.
A kilometragem oficial são 24 km, mas todos arrancaram de casa ou fizeram a subida da Assunção horas antes e portanto têm entre 10 a 50km a mais.

Uma nota pessoal: Rais te quilhe Short, ninguém merecia isto! :D

Dos 24km, 2km foram em pura subida na serra, aguardam-nos uns singelos 8km na Sra da Graça...

8 comentários:

  1. Foi de longe o dia que fiquei mais cansado!!! mas pa próxima não fico a 200 m do cimo da Santa Justa, vou de gás até lá acima carago!!!

    ResponderEliminar
  2. pois deves ter ficado deves!!! depois quero-te ver na Sra da Graça haha

    ResponderEliminar
  3. fogo, eu não tinha vontadinha nenhuma de pedalar... e pimba! toma lá umas estradas a pique pra veres o que é democrata!

    ResponderEliminar
  4. Foi um bom treino.. Gostei do caminho pelo meio do mato! A desvantagem é que se anda menos km e parece que ainda se fica mais cansado! Havemos de repetir outra vez este caminho mas da próxima vez tem que ir a armada toda!

    ResponderEliminar
  5. Tb curti mt a parte do trilho! Mt fixe mm! E tilha já apostavas num capacete! Já viste que para ir ali para o mato até uma mais valia!

    ResponderEliminar
  6. Entao nao es o pai da criança!!!!!

    ResponderEliminar