Inclinação e Classes de Subidas

O nosso grupo tem feito muitas subidas, para testar os limites e saber do que somos capazes.
Como esta coisa do saber a categoria de uma subida me andava a intrigar, pois as classificações até agora (e continuarão a ser) eram "que grande subida", "subida ai meu deus no que me meti", etc, lá resolvi investigar um pouco.
Ao navegar por alguns blogs desta área encontrei o "BttGpsTracks" que é bastante interessante e tal como nós também fez umas pesquisas e encontrou o seguinte:




" No ciclismo é comum representar a inclinação de um trecho na forma de uma percentagem. Esta percentagem é a tangente do ângulo da subida (θ na Figura 1), expressa como porcentagem. Um trecho plano tem 0% de inclinação. Uma subida de 45° (tan(θ)=1) tem 100% de inclinação.

Idealmente, a medida correta é obtida dividindo dy por dx. Entretanto, é difícil medir dx diretamente. Para pequenas inclinações (até 20%), dividir dy por h dá uma aproximação com erro no terceiro dígito significativo (20% vs. 19.6%). A Figura 2 mostra a conta correta baseada em dy e h. 

Em provas como o Tour de France, é comum dar classificações aos trechos de subida. A classificação varia de prova para prova. No Tour de France, existem subidas Cat 4 (mais fácil), Cat 3, Cat 2, Cat 1 e HC (mais difícil). A medida de dificuldade depende de diversos fatores: inclinação, distância, altitude, posição dentro do percurso da etapa, qualidade do asfalto. Em geral, apenas subidas com mais de 100 metros de diferença (dy ≥ 100m) são categorizadas.

Classificação usual:

Cat 4: Subidas com menos de 3 km de comprimento.
Cat 3: Subidas com até 5 km de comprimento.
Cat 2: Subidas de 5 a 10 km de comprimento, com pelo menos 4% de inclinação.
Cat 1: Subidas de 10 a 20 km de comprimento, com pelo menos 5% de inclinação.
HC: Hors Catégorie (sem categoria): subidas "fora da escala", 15 a 20 km de comprimento, com inclinações passando de 10%. "



Boas subidas e boa pedalada!
PS: não é vergonha nenhuma acartar a bicicleta à mão, já por isso se preferem as bicicletas leves para poder levar às costas quando é necessário!

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