segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rio Tinto / Leça - Póvoa Varzim e outros percursos

16-10-2011
Rio Tinto - Póvoa Varzim (54km)
Leça - Póvoa (31 km)
Esposende - Neiva (47km)

Olá leitores do blogue mais pimpalhão da blogosfera!
Este fim de semana, foi um mix de percursos pedalados pelo povo treix.

Começou sábado por volta as 7h da matina, com saída do Short de Fanzeres e Escargot de Leça para se encontrarem na Maia e iniciarem o percurso pelos caminhos de Santiago.
A 1ª Etapa consistiu em chegar ao albergue de Ponte de Lima. Um percurso longo e de elevado esforço, que brevemente poderá ser relatado. Ao Short avizinhava-se uma viagem de 3 dias (2 dias sozinho) por esses caminhos fora. O Escargot acampanhou o Short até Ponte de Lima, ao que depois regressou, passando por Viana do Castelo e regressando pela N13 até à Povoa e também um relato a ser publicado quando o moço tiver vagar para falar dos 150km que fez num dia (é doudo...!)

O Piropo também contou com cerca de 47km: Esposende - Neiva e também pelos Caminhos de Santiago para ver se as medalhas ganhas no percurso que efectuou pelo meio do Gerês estavam bem! Sim, o nosso jovem pedalou por trilhos fantásticos no meio do Gerês com direito a mega-queda! Um sitio que a malta irá visitar e depois relatar, pois tem lagoas, quedas de água e paisagens naturais lindíssimas.

(Está-se mesmo a ver que um dia destes lá vamos nós também feitos peregrinos...)

Já no domingo, Vileda e Ganso  saem de Rio Tinto até Leça (21km), encontram-se com o Escargot bem doridinho dos ombros, pulsos e rabinho, e rumamos à Póvoa de Varzim, passando por Angeiras, Labruge, Vilã Chã, Árvore em estrada no meio de campos, para evitar a Nacional. Chegados ao Factory no Mindelo, já entramos na N13 e terminamos o percurso no centro da Povoa para um merecido lanchinho.




O pão de ló que o Escargot se estava a babar

A regressar no Metro.

A pensar "xiça 200km no fim de semana..."

A bike mais gira do Metro

Regressamos de Metro, pois passados 20min ficou noite.
Entretanto saímos no Estádio do Dragão e daí até casa, totalizamos 54km.

Adicionamos a média de 50km ao nosso contador comunitário. Vamos ignorar o Short e Escargot que são tolos e andam muito de bicicleta! :)

Até à próxima semana!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alfena / Rio Tinto - Sta Justa - Alfena / Rio Tinto

01-10-2011
16km (Rio Tinto - Sta Justa - Rio Tinto)
24km (Alfena - Sta Justa - Alfena)

Bom dia fantásticos seguidores deste fantástico blogue!
Pois é, para quem acha que não se pedala depois do Verão, está errado. Primeiro dia de Outubro e um calor que nem é bom!

O objectivo desta semana foi Sta Justa mais uma vez, mas com membros que ainda não tinham ido lá na primeira vez. O ponto de partida inicial era Alfena, mas devido a atrasos, criaram-se 2 pelotões:
Equipa Montanha: Piropo e Escargot 
Equipa Estrada: Leda, Eco e Ganso.
Escargot sem travão
A equipa Montanha, saiu de Alfena e rumou a Valongo, onde era o ponto de junção das equipas, pelo monte. Algumas dificuldades encontradas pelo Escargot que não conhecia o percurso, apenas tinha um travão (o da frente) e que de nada serve em descidas cheias de cascalho. O que lhe vale é armar-se Fred Flinstone e pôr os pés no chão para ajudar a travar. Este percurso é bastante puxado em termos físicos e uma autêntica prova de montanha!
Já a equipa Estrada, optou por partir da Cidade Jovem, subir até ao Alto de Valongo, e descer até à Igreja de Valongo para esperar pelos restantes Treix. Neste percurso contamos com o Eco, que já teve oportunidade de mostrar que subidas é uma cena que lhe assiste logo nos primeiros 2 km de viagem que são sempre em subida até ao alto de Valongo.


Após alguns minutos à espera da equipa Montanha, acabamos por adiar o ponto de encontro, para não arrefecer os músculos, e a equipa Estrada iniciou a subida da Santa Justa.

Agora sim ía começar o esforço, após a 2ª curva da estrada que leva à capelinha, o pelotão finalmente uniu-se e pedalou até lá acima, foi unânime dizer que esta estrada é bem mais inclinada e exige outro tipo de esforço que a Sra da Graça. Dos 5 ciclistas, apenas 1 demorou mais um pouco, Eco, MAS CHEGOU!!!


O Eco, impressionou toda a gente, com muito esforço, não desistiu e deu luta à montanha. Após se iniciar na Sra da Graça, ter como 2ª etapa a Sta Justa, está no bom caminho, para que a próxima seja a Torre. 
Também serve de exemplo e de prova, de que como diz o Sapatilha, andar de bike é um desporto com uma margem de progressão bastante rápida.


E para finalizar a foto de grupo:

Regresso a casa, foi o Piropo para Alfena e restantes para Rio Tinto, em que voltou a haver uma mini prova montanha, mais uma longa subida, até ao alto de Valongo.

Parabéns ao Escargot que é um Fred Papa-Km Filinstone. Viajou desde Leça até Alfena, efectuou o percurso, regressou a Rio Tinto com o grupo e voltou a Leça.
Mas sobretudo, prémio MVP para o Eco que nos deixou impressionados!
E fica a foto da garagem da Cidade Jovem, 4 bicicletas, uma sem roda, outra ao alto, todas num cubículo mas todas lá dentro:

Mapas da viagem
Rio Tinto - Sta Justa


Ver mapa maior

Alfena - Sta justa


Ver mapa maior